A Secretaria de Estado da Saúde investiga a morte de um adolescente de 15 anos que foi vacinado com primeira dose da Pfizer contra a Covid-19. O evento adverso grave pós-vacinação foi notificado pelo o Complexo Hospitalar Arlinda Marques, para onde o garoto foi socorrido, e encaminhado à Coordenação Municipal de Imunização do município de João Pessoa.
De acordo com a Secretaria a notificação foi recebida na última segunda-feira (25).
“Trata-se de um evento adverso grave após administração, no dia 08/ de outubro, da primeira dose da vacina contra covid19 da plataforma Pfizer em um adolescente de 15 anos, residente na Capital. O caso evoluiu a óbito nessa terça-feira (26)”, diz a pasta.
O caso está sendo investigado desde o dia da notificação, através da coleta de informações domiciliares e hospitalares de forma conjunta pelo Estado e município, dado o caminho percorrido pelo paciente na rede assistencial.
Para a investigação, é solicitada documentação complementar (prontuários médicos, laudos de exames laboratoriais e de imagem, relatórios de evolução de todos os serviços em que o paciente deu entrada para atendimento). O caso grave e pareceres estão sendo discutidos com corpo técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS), para elucidação do caso.
A SES ressalta que até o momento não se pode concluir a causa óbito e sua relação com a vacinação.
MaisPB