A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) realizou uma operação nas BRs 104; 230 e 412, que apreendeu 64 toneladas de feijão, 30 toneladas de café com irregularidades, além de seis ônibus com confecções de roupas sem documento fiscal. As mercadorias foram avaliadas em R$ 1,1 milhão. A operação envolveu a Supervisão de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, o Comando Fiscal da 3ª Gerência Regional, com sede em Campina Grande, e o Comando das Operações Especiais (COE) da SEFAZ-PB.
Nas abordagens realizadas nas três BRs, os auditores fiscais apreenderam duas carretas, uma transportando 64 toneladas de feijão e a outra com 30 toneladas de café, além de seis ônibus, que transportavam confecções de roupas desacompanhadas de nota fiscal. Após contabilidade, as mercadorias apreendidas resultaram de cobranças de ICMS com multa e de ICMS diferencial de alíquota, no valor de R$ 169.000,00. As duas carretas foram encaminhadas para o Depósito do Fisco Estadual da 3ª Gerência Regional.
Para o gerente Arnon Diniz, da 3ª Gerência Regional da Sefaz-PB, “as operações que aconteceram nas BRs 104, 412 e 230 visam o combate à sonegação fiscal e a concorrência desleal. Neste final de ano, estaremos intensificando com operações de fiscalização de mercadorias em trânsito”, frisou.