Após irregularidades com a entrega de carnes por uma empresa fornecedora de merenda escolar para as creches e escolas em Campina Grande, a Secretaria de Educação cancelou, nesta quinta-feira (4), o contrato com a empresa. Segundo a sindicância que foi instaurada para investigar o caso, havia indícios de fraude em embalagens, com a empresa que fornecia carnes para merenda escolar.
Com a anulação do contrato, a Comissão Pública de Licitação (CPL) fará o chamamento da empresa que ficou em 2º lugar na licitação da Seduc.
Denuncias feitas pelas merendeiras identificaram que a embalagem dos produtos indicava, com um adesivo, que a embalagem original das carnes indicava ‘músculo dianteiro’, enquanto um adesivo colocado sobre o nome do produto dizia ser ‘lombo bovino’. A denúncia passou a ser acompanhada pela Secretaria de Educação (Seduc) no dia 19 de outubro.
A situação foi rapidamente alvo da ação da gestão para evitar a lembrança do histórico recente, em que a gestão passada da cidade foi alvo da Operação Famintos.
A responsável pela Gerência de Vigilância, Betânia Araújo, disse que que houve uma violação, contra a administração pública, e que o problema foi relacionado à embalagem, uma vez que a carne estava em ordem, com selo de inspeção federal, sendo própria para o consumo.
Segundo o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, assim que soube da possível fraude, a Seduc suspendeu o pedido de fornecimento e não efetuou o pagamento à empresa.
Click PB