O presidente Jair Bolsonaro trocou a direção do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O paraibano da cidade de Cajazeiras Leonardo José Rolim Guimarães foi exonerado do cargo, e assume seu lugar José Carlos Oliveira, que era superintendente regional Sudeste do instituto. A troca foi publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU).
Rolim estava no comando do instituto desde janeiro de 2021, quando assumiu a vaga de Renato Vieira, demitido por causa das filas de pedidos de benefícios represados no INSS.
Rolim, no entanto, segue no INSS, pois foi nomeado secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência (ele já ocupou esse cargo antes de ser presidente), no lugar de Narlon Gutierre Nogueira, que foi dispensado.
As trocas foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Saiba mais
Leonardo José Rolim Guimarães, é consultor de orçamento na Câmara dos Deputados, aprovado no concurso de 1999. Cedido ao Senado Federal, foi assessor do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e diretor da Assessoria Especial de Planejamento e Modernização Administrativa.
Ele é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e tem trabalhos publicados nas áreas de previdência e trabalho.
Rolim tem 46 anos, e é irmão das Jornalistas Lena Guimarães (falecida) e Lúcia Rolim, ele possui mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No Ministério do Trabalho e Emprego, foi assessor do secretário-executivo e assessor especial do ministro.
Na área acadêmica, Leonardo Rolim foi instrutor de Administração Pública na ENAP, ministrando vários cursos na área de administração pública e planejamento governamental para diversos órgãos, como a Marinha do Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz e o Governo do Estado do Ceará. Também foi professor do curso de graduação em Administração da Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF).
Paraíba Já