A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e da Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (Coape), publicou, nesta sexta-feira (5), o edital para concessão de Auxílio Emergencial Temporário aos estudantes de cursos de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O valor será pago em parcela única de R$ 1.200,00 a cada discente selecionado e busca contemplar 830 estudantes da Instituição.
Por meio do Auxílio Emergencial Temporário, o objetivo da UFPB é atenuar os impactos causados pela pandemia de Covid-19 na vida acadêmica de estudantes ainda não contemplados com auxílios estudantis ou bolsas institucionais.
As inscrições para o processo simplificado de seleção devem ser realizadas no período de 8 a 15 de novembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba “bolsas”. O auxílio será concedido para estudantes de todos os campi da UFPB (Campus I – João Pessoa e Santa Rita; Campus II – Areia; Campus III – Bananeiras; e Campus IV – Rio Tinto e Mamanguape).
Para participar, o aluno deve ter ingressado na UFPB por cota de renda por meio do ENEM/SiSU; estar matriculado em componentes curriculares no período letivo vigente (2021.1); e não possuir auxílio estudantil custeado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), auxílio instrumental, bolsa permanência ou bolsa remunerada do PIBIC, PIBID, Monitoria e PROEXT.
Conforme o edital, serão considerados estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica aqueles cuja renda bruta per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo e meio. Os alunos que foram beneficiados pelos editais de Inclusão Digital para recebimento de chip com pacote de dados para acesso à internet poderão concorrer.
O resultado final será publicado no site da Prape no dia 29 de novembro.
A resolução Nº 09/2021 que institui o auxílio foi discutida e aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em reunião extraordinária ocorrida no dia 25 de outubro de 2021 e publicada nesta sexta-feira (5).
Durante todo o processo seletivo, no horário de expediente da Prape (segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 07h às 19h), a equipe de Serviço Social estará à disposição para esclarecimentos de possíveis dúvidas acerca do edital. O estudante poderá solicitar esclarecimentos por meio dos seguintes e-mails, de acordo com o campus onde estuda:
• Para os estudantes do Campus I (João Pessoa/Santa Rita): [email protected]
• Para os estudantes do Campus II (Areia): [email protected]
• Para os estudantes do Campus III (Bananeiras): [email protected]
• Para os estudantes do Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape): [email protected]
A concessão do Auxílio Emergencial Temporário será custeado com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), estando condicionada à disponibilidade orçamentária da Instituição, e possui caráter excepcional e emergencial, devido ao estado de calamidade, em função da pandemia mundial da Covid-19.