O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, cumpre agenda na Paraíba nesta quinta-feira (02). Ao longo de sua itinerário no estado, ele visitou pela manhã a Barragem de Boa Vista, maior estrutura do gênero no Projeto de Integração do Rio São Francisco. A obra, que já está em fase de conclusão, deve beneficiar cerca de 13 cidades do estado.
De acordo com o ministro, a barragem deve ser concluída e começar a distribuir águas para a Paraíba e o Rio Grande do Norte entre o fim do mês de janeiro e o início do mês de fevereiro do próximo ano. A transposição vai garantir segurança hídrica para uma parcela significativa de municípios do Cariri e Sertão paraibano. Marinho comemorou o feito da gestão do governo federal e criticou adversários.
“Nós temos uma satisfação enorme de estar aqui na Paraíba hoje testemunhando o esforço dos operários, fruto dessa determinação do nosso presidente de efetivamente emancipar a população nordestina dos coronéis de ocasião. Isso aqui é o fim do carro pipa, da era da independência. Isso aqui é o nosso grito de liberdade.” frisou Marinho.
A Barragem de Boa Vista está chegando próximo aos 50% do processo de enchimento. A estrutura está localizada no município de São José de Piranhas e recebeu investimentos federais de cerca de R$ 270 milhões.
“Essa barragem é o pulmão que vai permitir que as águas começam a dessedentar a sede do da população do Rio Grande do Norte a partir do final do mês de janeiro ou princípio do mês de fevereiro de 2022, quando estaremos finalmente estaremos concluindo a chegada do São Francisco a todo o Nordeste setentrional.” completou.
MaisPB