O Sistema Faepa Senar Paraíba vai apoiar o desenvolvimento de um novo arranjo produtivo local na cidade de Cabaceiras, no Cariri. De acordo com o presidente Mário Borba, a principal contribuição será com oferta de assistência técnica e gerencial para os produtores que integram o projeto Agronordeste na região, ainda com a possibilidade de ampliação do atendimento a novos agricultores e pecuaristas.
A afirmação aconteceu numa reunião promovida esta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na cidade. Borba estava acompanhado pelo superintendente do Senar Paraíba, Sérgio Martins.
O objetivo foi o de fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura na região. Duas medidas práticas foram apresentadas e aprovadas pelos participantes: 1) a reativação de um abatedouro de caprinos e ovinos em Cabaceiras e 2) a criação da cooperativa Inovagro, que entre outras atividades, vai coordenar o equipamento.
“Nós estamos muito felizes com essa iniciativa e acreditamos que o momento é de otimismo. Temos percebido que a Assistência Técnica e Gerencial do Senar tem dado um novo ânimo aos produtores da região, além de aumentar a renda e a produtividade. Por isso, nos comprometemos a manter esse trabalho aqui”, afirmou Borba.
O encontro reuniu diversas entidades ligadas ao Agronordeste. Além do próprio Mapa e do Sistema Faepa Senar, estiveram presentes representantes do Sisitema OCB/Sescoop, SFA-PB, UFPB, UFCG, Arteza, Capribov, prefeituras de Cabaceiras, Gurjão e São João do Cariri, assim como secretários de agricultura de diversos outros municípios da região.