O Banco Central informou nesta sexta-feira (21) o vazamento de dados cadastrais de 160 mil chaves Pix. De acordo com a autoridade monetária os dados expostos foram CPF, instituição de relacionamento, número da agência e nome do usuário.
Em nota, o Banco Central afirmou que “as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outros dados financeiros”.
O Banco Central informa ainda que aquelas pessoais as quais tiveram seus dados vazados, receberão notificações através do aplicativo bancário ou pelo internet banking do banco o qual são clientes.
Vale salientar que o contato, em hipótese alguma, será realizado através de telefonema, mensagem de texto ou via e-mail. Caso você recebe alguma notificação por tais meios, cuidado, é uma tentativa de golpe.
A falha no sistema da instituição aconteceu entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2021 e, mesmo não sendo exigido por lei, o BC decidiu informar à sociedade o acontecido como forma de manter a transparência de seus serviços com a sociedade.
Agência Brasil