O presidente Jair Bolsonaro (PL) inicia nesta terça-feira (8) uma nova série de visitas pelo Nordeste. O presidente passará por municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Na Paraíba, a comitiva irá a São José de Piranhas, onde será realizada visita ao último trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, entre as Barragens Caiçara e Engenheiro Avidos.
O trecho foi inaugurado pelo Governo Federal em outubro de 2021, após investimentos de quase R$ 50 milhões, e permitiu a passagem das águas do Velho Chico para terras potiguares.
Agenda no Nordeste
A expectativa com a agenda é alta já que a região é reduto político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, o chefe do Executivo vai focar as obras de segurança hídrica para moradores no périplo pela região, onde a rejeição ao governo Bolsonaro é a maior entre todas do país.
As agendas de Bolsonaro no Nordeste ao longo desta terça e quarta (9) são voltadas ao combate à insegurança hídrica.
Nesta terça, o presidente vai a Salgueiro, no sertão pernambucano, fazer o acionamento das bombas de uma estação do eixo norte da transposição do rio São Francisco. Em seguida, Bolsonaro vai à barragem de Jati, no interior do Ceará, para a retomada da liberação das águas para o cinturão das águas do estado. Bolsonaro deve pernoitar em Caicó, no sertão do Rio Grande do Norte, onde visita a barragem de Oiticica e assinará ordem de serviço para construção da segunda etapa de pavimentação no município.
A visita de Bolsonaro ao Nordeste começa cinco dias depois de ele ter se referido aos nordestinos como “pau de arara” durante A expressão depreciativa foi usada pelo presidente durante uma live após confundir a origem do Padre Cícero e pedir a auxiliares para confirmarem o estado natal do religioso.
MaisPB com a Folha de São Paulo