O primeiro turno das eleições para o governo da Paraíba está marcado para 2 de outubro. Hoje, a pouco mais de 5 meses dessa data, a máquina da política paraibana está a todo vapor. As alianças estão quase todas fechadas. Quase, porque muita água ainda pode rolar e, junto com ela, algumas peças podem mudar de lugar. Por enquanto, o estado tem seis pré-candidatos ao cargo de governador. Por isso, a reportagem elaborou uma relação com todos os nomes cotados ao pleito eleitoral de 2022. Veja a lista abaixo, organizada em ordem alfabética.
Adjany Simplício (PSOL)
Adjany Simplício foi anunciada como pré-candidata ao governo da Paraíba, pelo PSOL, ainda no mês de janeiro deste ano. Ela é professora e atua em movimentos sociais em defesa da educação. Atualmente, também é presidente do partido no estado.
João Azevêdo (Cidadania)
Atual governador da Paraíba, João Azevêdo anunciou que disputaria a reeleição no início de abril. Antes de assumir a gestão estadual, atuou no Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IPEP), na URBAN, no IFPB e em algumas secretarias municipais.
Foto: divulgação/Secom-PB
Lígia Feliciano (PDT)
A atual vice-governadora da Paraíba também é pré-candidata ao governo do estado. Há quase uma semana, após intervenções nacionais no diretório estadual, ela perdeu o comando do PDT.
Foto: Angélica Nunes
Pedro Cunha Lima (PSDB)
Pedro Cunha Lima foi um dos primeiros a anunciar que disputaria o cargo de governador da Paraíba, no mês de dezembro do ano passado. Atualmente, o tucano é deputado federal e presidente estadual do PSDB, partido pelo qual vai concorrer ao cargo de gestor estadual.
Deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB)
Veneziano Vital do Rêgo
Veneziano anunciou no fim de fevereiro que é pré-candidato ao governo da Paraíba em um evento realizado pelo MDB. Atualmente, ele é senador, mas também acumula experiência no Poder Executivo, como prefeito de Campina Grande.
Nilvan Ferreira
O anúncio da pré-candidatura de Nilvan Ferreira ao governo do estado também aconteceu em dezembro do ano passado. Antes disso, em 2020, ele foi candidato ao cargo de prefeito de João Pessoa.
Jornal da Paraíba/Coluna Pleno Poder