Fotos: Blog do Jucélio
O povoado de Riacho de Santo Antônio, antigo distrito de Boqueirão, há 28 anos comemora sua emancipação e independência na construção da sua história própria, na condição de município da Paraíba. Por força de uma lei estadual, o município foi emancipado oficialmente no dia 29 de abril de 1994.
O nome Riacho de Santo Antônio se originou de um grande corte que o Rio Paraíba faz na serra do Carmoió. Sua história começou na primeira metade do século XIX, contudo, sua emancipação também só aconteceu em 1994. Nos seus anos primórdios, no local existia uma aldeia de índios cariris as quais mais tarde as deslocaram para Pilar. A cidade que comemora sua nova idade conta com 2 habitantes, e limita-se com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Alcantil (12,5km), Barra de Santana (24km), Boqueirão (29km) e Santa Cecília (12km).
O município tem com fonte de renda a pecuária com a criação de caprinos e ovinos, agricultura familiar e confecção de vestuários com pequenos e médios fabricos que produzem para o Maior Polo Confecções do Brasil, localizado Em Santa Cruz do Capibaribe, no vizinho estado de Pernambuco.
Ao longo desses 28 anos, cinco prefeitos deram sua contribuição ao município, começando por Antônio Gonçalves de Lima, ex-vereador do grande Boqueirão e um dos responsáveis pela emancipação política de Riacho de Santo Antônio. Com dois mandatos de prefeito, Antônio Gonçalves elegeu seu sucessor, José Roberto, que também administrou por oito anos. Em 2012, em uma eleição vibrante, como candidato de oposição, Josivaldo da Silva Costa, conhecido por Ofila, foi eleito e administrou a cidade por um período de dois mandatos, com a sua força de trabalho e articulação, conseguiu eleger seu sucessor na eleição de 2020, Gilson Gonçalves de Lima, que lamentavelmente foi uma da mais de 600 mil pessoas, vítima da Covid-19 no Brasil e faleceu, tendo a oportunidade de assumir apenas cinco meses de mandato. Gilson Lima faleceu no dia 5 de junho de 2021. Com o falecimento de Gilson, Marcelo Barbosa, empresário do ramo de confecção, conhecido como Marcelo do Fabrico, na condição de vice-prefeito, assumiu o comando do município, com data para conclusão do seu mandato, em 31 de dezembro de 2024.
Marcelo Barbosaprefeito de Riacho de Santo AntônioO atual prefeito, Marcelo Barbosa, é uma revelação na política de Riacho de Antônio, filho natural de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, Marcelo foi adotado por Riacho de Santo Antônio como filho, e tem dado sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, na condição de empresário do seguimento de confecções e como prefeito.
Do ponto de vista da administração, Marcelo vem tocando a gestão e ampliando as ofertas de serviços à população, nas áreas da saúde, educação , assistência social, cultura, agricultura e no incentivo as práticas desportivas no município. Marcelo tem buscado recursos junto ao Governo Federal, Governo do Estado e deputados e senadores para investir no desenvolvimento do município. Recentemente Riacho de Santo Antônio foi contemplado com uma creche padrão e o asfaltamento de toda sua travessia urbana, por meio da parceria com o Governo da Paraíba. Em seu pouco tem à frente dos destinos de Riacho de Santo Antônio, Marcelo Barbosa entregou quadras de esporte, ginásio, promoveu festival de cultura e entregou uma obra marcante, que foi o novo centro administrativa, que abriga o gabinete do prefeito e toda sua estrutura administrativa.
Após dois anos sem eventos presenciais, a Prefeitura de Riacho de Santo Antônio promoveu uma programação festiva para comemorar seus 28 anos de Emancipação Política, nesta quinta-feira (28), com shows em praça pública, das bandas: Naldo Santos, Walkyria Santos e Alberto Bakana.
Blog do Bruno Lira