O Secretário Executivo de Saúde da Paraíba, Johny Bezerra, revelou nesta terça-feira (1º) que vem se reunindo com gerentes de Hospitais Universitários da Paraíba e do Clementino Fraga com o objetivo é preparar a rede hospitalar para receber casos suspeitos da varíola dos Macacos.
Durante entrevista, Johny Bezerra falou ainda que o Governo do Estado está agindo de forma preventiva com adoção de medidas para prevenir a propagação do vírus na Paraíba.
Ele explica que a varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal.
Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.
Os sintomas iniciais costumam ser:
- febre
- dor de cabeça
- dores musculares
- dor nas costas
- gânglios (linfonodos) inchados
- calafrios
- exaustão
Como se proteger
O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.
“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças”, disse a agência.
Portal Paraíba