O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou, através das suas redes sociais, um recado para o presidente Jair Bolsonaro (PL) caso ele perca as eleições deste ano. Em tom de conselho, Lula relembrou sua derrota para Fernando Collor em 1989 e para Fernando Henrique Cardoso em 1994, dizendo que em caso de derrota “perde, chora e se prepara para outra”.
“Eu perdi para o Collor e para o Fernando Henrique Cardoso, e vocês não me viram protestar contra o resultado nenhuma vez. Nós voltamos para a casa e trabalhamos. Ganha, toma posse, perde, chora e se prepara para outra”, disse Lula no Twitter.
Bolsonaro tem mostrado resistência em aceitar uma eventual derrota nas eleições de outubro. O principal ponto de ataque do presidente é o sistema eleitoral brasileiro, que é durante criticado pelo mandatário, além das críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele bate na tecla de que as urnas eletrônicas são passíveis de fraude, dizendo inclusive que houve fraude nas eleições de 2018 e que ele deveria ter ganhado no primeiro turno.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta, mostra que Lula lidera as intenções de voto e aponta a possibilidade do petista vencer no primeiro turno as eleições deste ano. No momento, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro apresenta 30%.
Portal IG