Bicentenário da independência tem desfiles oficiais e protestos populares pelo país

0 Comentários

Após dois anos, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro volta a ser realizado em cidades de todo o país marcando o bicentenário da independência. Em João Pessoa e em Campina Grande, ele está sendo realizado na manhã desta quarta-feira (7) em celebração à data.

Além dos militares e de instituições oficiais, as escolas também se apresentam na Avenida Duarte da Silveira, na capital paraibana. O evento ocorre após a pausa de 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

Em Campina Grande, a programação conta com a participação de 58 instituições, incluindo militares, escolas, bandas, fanfarras e outras instituições civis. Ao todo, serão aproximadamente 6 mil pessoas na Avenida Floriano Peixoto, sentido Viaduto ao Teatro Municipal Severino Cabral (onde ocorrerá a dispersão).

Evento nacional

No Rio de Janeiro, a partir das 13h, será realizada cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil, na Avenida Atlântica, altura da Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana, zona sul da cidade. A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha Ceu e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista Os Cometas, reforçada por integrantes da Equipe Falcão, da Força Aérea Brasileira, realizará demonstração de salto com aterragem na Praia de Copacabana, seguida de apresentação da Esquadrilha da Fumaça nos céus do bairro. Às 16h, horário aproximado da proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Foto: Carol Ianelli/TV Globo

Protestos

A data também é marcada por protestos. Em São Paulo, como parte das mobilizações nacionais do Grito dos Excluídos, que traz como lema “200 anos de (in)dependência para quem?”, manifestantes distribuem na manhã desta quinta-feira (7) café da manhã para 5 mil pessoas em situação de rua na Praça da Sé, no Centro da capital paulista, em tendas montadas no local.

Os organizadores – o Movimento da População de Rua, a campanha “Gente é para brilhar e não para morrer de fome”, os Comitês Populares e o Movimento Sem Terra (MST) – também irão distribuir 3 mil kits com alimentos. Além de pães e frutas, será distribuído arroz doce preparado com produtos das cooperativas do MST.

A atividade é parte da agenda de ações da Mobilização Nacional Contra a Fome e a Sede, assim como do calendário de lutas do 28º Grito das Excluídas e dos Excluídos.

MaisPB

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0