Ministério da Justiça pede investigação contra institutos de pesquisa

0 Comentários

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), determinou a instauração de um inquérito administrativo contra institutos de pesquisa. No primeiro turno, os principais institutos tiveram alguns erros nas projeções de intenções de votos, tanto para alguns estados quanto para a corrida presidencial.

“Recentemente, diversos veículos de comunicação têm publicado notícias apontando erros em série nos levantamentos dos institutos de pesquisa sobre as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2022”, evidenciou o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, em documento oficial.

“Os erros foram evidenciados pelos resultados das urnas apuradas, quando se constatou que as pesquisas de diferentes institutos de pesquisa, tais como o Datafolha, Ipec, Ipespe, dentro outros, erraram, para além das margens de erro, nas pontuações em relação a alguns candidatos”, diz trecho da decisão.

No último dia 2 de outubro, o ex-presidente Lula (PT), líder das pesquisas de intenção de votos, manteve a liderança para o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mas com uma vantagem muito menor. Ao final das apurações, o petista ficou com 48,43%, enquanto o liberal terminou com 43,20%. A expectativa do Instituto Datafolha e de outros era que o presidente ficasse entre 34 e 38%.

CNN Brasil

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0