A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Educação e com o apoio da Estratégia para o desenvolvimento Sustentável – ODS, realizará o evento “Estratégias para o desenvolvimento local e sustentável”, tendo como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Será nesta sexta-feira, 04, a partir das 8h, no Centro de Formação de Professores – CFP – localizado na rua Manoel Sabiá, 158, bairro da Várzea Redonda.
O objetivo principal é apresentar as estratégias desenvolvidas pelo município de Sumé em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ofertando novas ferramentas e metodologias para apoiar os demais municípios na implementação da Agenda 2030, potencializando o alcance das metas e objetivos dessa agenda.
É importante destacar que o compromisso com a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que permite o alinhamento do planejamento da cidade a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.
Presenças confirmadas de:
- Miriam Barreto – ODS de Brasília/DF
- Zuleica Goulart – Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis de São Paulo/SP
- Zorilda Gomes – Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ
- Carlos Alberto – Aldeias Infantis
- Waldemar Fernandes – Diretor de Gestão e Apoio Estratégico da AESA/PB
- Ezequiel Sóstenes – Sebrae/PB
- Alessandra Ferreira – Confederação nacional dos Municípios (CNM) de Brasília/DF
- Patrícia Nascimento Teixeira – ABRINQ de Recife/PE
- Prefeitos e Secretários dos municípios do Cariri
- Instituições públicas locais
O encerramento do evento será marcado pela assinatura do termo de adesão ao Programa Cidades Sustentáveis e à Estratégia ODS feita pelas autoridades presentes que poderão, a partir de então, ter acesso gratuito à Plataforma Cidades Sustentáveis, local onde são disponibilizadas ferramentas e metodologias que integram os módulos de Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e das Universidades, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã, entre outros.
No aspecto econômico, a adesão possibilita o planejamento urbano integrado e a execução orçamentária, proporcionando maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública.
É uma oportunidade de valorização e reconhecimento, pois pode tornar o município uma referência na implementação dos ODS. Uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável pode abrir novas oportunidades de acesso a recursos privados e/ou de organismos nacionais e internacionais.