Copa do Mundo: Sebrae destaca oportunidades geradas pelo evento para os pequenos negócios

0 Comentários

Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo de 2022, o mercado brasileiro já começa a se movimentar com maior intensidade, buscando atrair a atenção dos torcedores para os produtos e serviços relacionados a data. Por essa razão, o Sebrae/PB alerta os pequenos negócios sobre a importância de colocar o seu time em campo, com criatividade e estratégia, de modo a aproveitar a competição para atrair novos clientes e incrementar o faturamento na reta final do ano.
De acordo com a pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, apenas 50% dos 55 donos de pequenos negócios entrevistados na Paraíba se sentem preparados para a Copa, que deve impulsionar, principalmente, segmentos como bares e restaurantes, turismo, equipamentos eletrônicos, decoração, beleza, moda e festas.
Nesse contexto, independentemente de qual seja o segmento de atuação, a principal dica para as micro e pequenas empresas é definir uma estratégia de vendas e se preparar com antecedência. Ainda segundo o Sebrae, esse planejamento precisa levar em conta o calendário de jogos, a conferência do estoque, definição da logística de trabalho, escolha dos meios de divulgação e uma análise sobre a concorrência e as preferências do consumidor.
Outro ponto importante é usar a criatividade e o senso de oportunidade na definição das estratégias. Para isso, o empreendedor não precisa ser um especialista em futebol, mas deve ficar de olho nos acontecimentos e tendências que podem trazer visibilidade e novos clientes para o negócio. Considerando que a competição tem início no dia 20 de novembro e se encerra em 18 de dezembro, o empresário terá quase um mês inteiro para relançar produtos, criar ambientes especiais no estabelecimento, elaborar cardápios temáticos, personalizar itens e até mesmo investir em kits, brindes e ações de fidelização do público durante o evento.
Para que essas estratégias surtam o efeito desejado, também é importante pensar na divulgação e na dinâmica das vendas. No caso da divulgação, as redes sociais podem ser importantes aliadas para estimular a interação do público durante a copa, especialmente nos dias de jogos, através da realização de enquetes, promoções e de outras ações de engajamento que tenham relação com o evento esportivo. Já a logística para o período vai demandar agilidade e organização, tanto para as compras on-line, quanto para as opções de delivery e retirada no estabelecimento, de modo a atender todas as demandas dos clientes dentro dos prazos estipulados.
“A Copa do Mundo é um período de grande mobilização, que mexe muito com a alegria do brasileiro. Por essa razão, momentos como esse são especialmente importantes para o empreendedor alavancar o seu negócio. Essa alavancagem, entretanto, requer planejamento e ação, como por exemplo preparar a equipe e criar promoções atraentes, mas que se adaptem ao seu negócio e as necessidades dos clientes”, acrescentou a analista técnica do Sebrae/PB, Cláudia Pereira.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0