A Operação Carro Pipa foi suspensa pelo Exército em 122 municípios paraibanos. A determinação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) se deve a falta de reconhecimento federal do Decreto de Situação e Emergência.
A suspensão do serviço nessas cidades deverá contar a partir do dia 01 de dezembro de 2022. O municípios não se enquadraram as questões burocráticas exigidas na portaria.
Em entrevista, o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruíter Sansão, defendeu a qualificação de pessoal, principalmente de alunos nas universidades, para trabalhar essas questões técnicas junto aos municípios.
“Nossos municípios têm que está preparado para informar a Brasília a situação de desastre pela qual tem passado para que situação como essa não quase fornecimento de atendimento a população”, enfatizou.
Outros 20 municípios deverão continuar sendo atendidos pela operação por terem os respectivos decretos de situação de emergência reconhecidos ou mesmo por se encontrarem em processo de análise pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional. São eles:
Água Branca,
Algodão de Jandaíra,
Arara, Baraúna,
Barra de Santana,
Bernardino Batista,
Cacimbas,
Cajazeiras,
Cajazeirinhas,
Cubati,
Dona Inês,
Gurjão,
Junco do Seridó,
Pedra Lavrada,
Poço Dantas,
Salgado de São Felix,
São Bentinho,
Soledade,
Tacima,
Teixeira
Triunfo.
MaisPB