Ativistas da causa animal denunciam o esquartejamento de cerca de cinco gatos que viviam no entorno do ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo, em João Pessoa. O crime aconteceu na última quinta-feira (9), mas, segundo os protetores independentes, os maus tratos aos animais abandonados na área ocorrem com frequência.
De acordo com a advogada da Ong SOS Animais e Plantas, Thaísa Lima, o assassinato chegou ao conhecimento dos ativistas por meio de um dos protetores independentes que, ao chegar pela manhã para alimentar os animais, encontrou os gatos mortos.
“Existe uma ação civil pública desde maio de 2022, proposta pela Ong SOS Animais e Plantas sobre a situação de abandono desses animais que vivem naquela área. Houve um acordo em janeiro deste ano para que os órgãos se responsabilizem por esses animais e até agora nada de efetivo foi feito. Cabe ao estado a segurança do local, inclusive com a colocação de câmeras de vigilância, e por parte da Prefeitura, a esterilização e vacinação dos animais, além de campanhas de adoção. Mas, até agora, nada foi feito”, explicou a advogada.
Sobre o crime, ela informou que os protetores que auxiliam no cuidado aos animais abandonados registraram boletins de ocorrência e o caso será levado à Polícia Civil e ao processo judicial em tramitação na 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital.
MaisPB