Os trabalhadores com saldo de cotas do PIS-Pasep podem realizar saque até o dia 5 de agosto. Atualmente, pelo menos R$ 10,5 milhões de trabalhadores têm essa opção disponível para retirada, totalizando R$ 25,4 bilhões “esquecidos” na Caixa Econômica Federal.
As pessoas que podem sacar as cotas são aqueles que trabalharam com carteira assinada em empresas privadas ou como servidores públicos no período de 1971 a 1988 e que ainda não tenham efetuado o saque das cotas do PIS-PASEP.
O saque está disponível aos titulares ou beneficiários legais. Após o dia 5 de agosto, os valores que não forem sacados vão para o Tesouro Nacional, e os interessados ainda poderão solicitá-los no prazo de até cinco anos, só que à União.
O trabalhador pode consultar se tem saldo disponível no aplicativo do FGTS. Por lá, ele confere também se o saldo já pode ser sacado.
A solicitação do saque pode ser feita na opção “Você possui saque disponível”. Posteriormente, na opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”, escolhendo, posteriormente, a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificando os dados e selecionando “Confirmar saque”.