O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), estará em Brasília nos próximos dias para tratar de assuntos de relevância para alavancar novos projetos e ações em território paraibano e, também na próxima semana, estará em Fortaleza para assinar autorização de empréstimo no valor de €50 milhões (cinquenta milhões de euros) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em benefício da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).
A verba será utilizada no desenvolvimento de novos projetos de saneamento e abastecimento de água em vários municípios paraibanos.
O empréstimo se trata do primeiro internacional conseguido pela Cagepa. Para a aprovação foram necessárias submissões à diversas etapas de negociações junto ao Comitê Administrativo e ao Comitê Técnico da agência francesa.
Dentre os projetos hídricos a serem realizados estão: o Sistema Adutor para Solânea, Bananeiras e Casserenge; ampliação da estação de tratamento de Gramame com construção de elevatória; e, aumento da capacidade de abastecimento da Capital até 2040.
Já na área de abastecimento estão na lista de projetos: o sistema de abastecimento de água em São Bento; a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da
cidade de Patos, Cajazeiras e Cabedelo; e 15 (quinze) estações de tratamento em municípios.
Todos os projetos fazem parte do planejamento de melhora da infraestrutura e do marco legal do saneamento.