O deputado federal Hugo Motta pôs fim às especulações de que o partido poderia deixar a base do governador João Azevêdo (PSB). Deixou claro, em entrevista nesta segunda-feira (19), que o campo político no qual o partido está inserido é o do socialista.
“Não temos interesse em mudança de campo”, disse à Rádio Universidade FM Patos. Ou seja, deu a entender que a aliança permanece para as próximas eleições estaduais.
Reconheceu que João tem valorizado o partido. O Republicanos tem espaços expressivos no primeiro escalão. Em contrapartida, a legenda tem ajudado o Governo na Assembleia Legislativa. “Essa parceira só tende a se fortalecer”.
Ele aposta que João sairá para a disputa por uma das duas vagas ao Senado. E arrematou: o governador ajuda muito mais na eleição, estando na disputa, do que se decidir concluir o mandato.
Agora, Hugo lembra que, se o socialista decidir disputar mandato em 2026, o vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) assume, o que traria uma mudança na configuração política que hoje está posta. “Haverá consequências. Tem que ver onde cabe o Republicanos”, avalia.
Haverá uma divisão natural de grupos do ponto de vista de interesses políticos. Com a ascensão de Lucas, o Progressistas e o PSD devem buscar a majoritária e o Republicanos já está de olho, seja com Hugo ou com o deputado estadual Adriano Galdino.
Hugo repetiu que não há interesse do Republicanos de disputar 2026 pela oposição ao governador João Azevêdo. Mas, que no momento certo, se discutirá nomes e espaços.
Com Sony Lacerda