Despertar, entre os empreendedores que integram a cadeia produtiva do turismo no município de Cabaceiras, um novo olhar sobre as potencialidades do território, com o objetivo de criar novas possibilidades e oportunidades de negócios para quem atua neste setor. Essa é a proposta do projeto “Cabaceiras Conhece Cabaceiras”, desenvolvido pelo Sebrae/PB em parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, que pretende fomentar o turismo na região por meio do protagonismo das micro e pequenas empresas.
De acordo com a metodologia do projeto, as ações são divididas entre momentos de capacitação, como palestras, oficinas e seminários, e atividades práticas, como missões e visitas técnicas. A primeira dessas visitas foi realizada ao longo desta terça-feira (15), tendo como roteiro o Complexo Saca de Lã, o Sítio Arqueológico Manuel de Sousa e o Lajedo de Pai Mateus.
A proposta é que os empresários, de segmentos como alimentação fora do lar, hotelaria, produção cultural, artesanato e condutores de turismo, possam conhecer de forma mais aprofundada os principais atrativos e equipamentos turísticos de Cabaceiras, ampliando a visão sobre o funcionamento da cadeia produtiva e estimulando a criação de novas oportunidades para o setor. Ao todo, durante o período de execução do projeto, também estão previstas outras quatro visitas no município, além de uma missão técnica para conhecer experiências exitosas no Cariri do Ceará.
Conforme explica a analista técnica do Sebrae/PB, Andréa Xavier, a proposta do “Cabaceiras Conhece Cabaceiras” é não só estimular o turismo na região, como também instituir uma governança para essa cadeia produtiva, tendo como princípio a integração entre os empresários. Dessa forma, os empreendedores assumem o protagonismo da atividade turística no município, contribuindo ativamente para o seu crescimento e sustentabilidade.
“A nossa proposta é integrar os atores de turismo de Cabaceiras, de modo que eles se conheçam melhor e, sobretudo, tenham um conhecimento ainda maior sobre os equipamentos turísticos do município. Com isso, acreditamos que os empreendedores consigam falar com mais propriedade sobre os atrativos de Cabaceiras, gerando um maior envolvimento com turistas, fornecedores e potenciais clientes, além de divulgarem uns aos outros, por meio de parcerias que beneficiem essa importante cadeia produtiva para a economia do município”, acrescentou a analista.
Ascom