Estreia, nesta sexta-feira (18), no Prime Video, a série ‘Cangaço Novo’. A produção tem direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça e é estrelada por Allan Souza Lima, Alice Carvalho, Thainá Duarte e Hermila Guedes. O Portal Correio conversou com os diretores e artistas, além da head de conteúdo do Prime Video, Malu Miranda. Veja vídeos mais abaixo.
‘Cangaço Novo’ conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. Ele descobre que tem uma herança e duas irmãs em Cratará, cidade fictícia do Sertão cearense: Dilvânia (Thainá Duarte) lidera um grupo que adora seu famoso pai falecido; e Dinorah (Alice Carvalho) é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.
Ao chegar à Cratará, Ubaldo passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico cangaceiro e líder supremo da gangue. Assim, ele terá que enfrentar bandidos, assassinos, policiais corruptos e literalmente explodir pequenas cidades enquanto embarca em sua jornada, tentando desesperadamente manter seus valores morais sob controle.
Ao Portal Correio, o diretor Aly Muritiba explica que a série lida com figuras míticas como Amaro Vaqueiro, cangaceiro dos anos 90, e faz uma leve alusão a Lampião e Maria Bonita, ícones do cangaço tradicional, mas foca em um fenômeno contemporâneo.
“A nossa história dá conta de um fenômeno social muito novo no Brasil, surgido no Nordeste por volta de 2007, que é uma técnica de assaltos que hoje em dia recebe o nome ‘domínio de cidades’, mas que foi apelidada por um tempo pela própria polícia de novo cangaço. A nossa série fala de um Sertão contemporâneo, de um Brasil contemporâneo e de personagens contemporâneos”, diz.
O diretor Fábio Mendonça fala sobre conflitos morais enfrentados pelos personagens de ‘Cangaço Novo’ e pontua que a série não romantiza o banditismo social dos cangaceiros.
“O conflito moral é presente na série e é retratado de uma maneira muito dura. Os próprios personagens sentem esse conflito moral. Eles sofrem com isso. Eles sabem que estão fazendo coisas imorais e erradas, sabem que estão cometendo crimes e vão estabelecendo uma régua própria de qual limite eles colocam para essas atividades. Não existe romantização, como normalmente há nas histórias tradicionais. A gente optou por não amenizar a situação, mas a gente humaniza os bandidos. Então isso coloca os nossos personagens com questões emocionais positivas e negativas, com ações positivas e negativas”, adianta.
“Nós como diretores não julgamos as decisões que um personagem toma. A gente os coloca num determinado contexto conflituoso e fica observando como eles reagem a isso”, completa Aly Muritiba.
Assista ao vídeo abaixo.
Para o ator Allan Souza Lima, conflitos morais são o cerne do protagonista Ubaldo. “A saga dele é se encontrar. O desafio dele é entender até vai a moral para se beneficiar em determinados valores. E acho que a grande potência desse personagem e o mais questionador é o silêncio dele”.
A atriz Alice Carvalho, que interpreta Dinorah, líder da gangue de assaltantes de banco, conta que um das suas principais inspirações para a personagem foi o potiguar Valdetário Carneiro. Conterrâneo da artista, ele foi o precursor do ‘novo cangaço’ e teria cometido cerca de 100 assaltos a bancos.
“Encontrei nomes que estavam incrivelmente muito próximos. Pelo fato de a gente crescer ouvindo histórias de cangaceiros, quase como uma ladainha, parece que a gente tenta se afastar disso, até porque é um arquétipo que o resto do Brasil usa para falar do Nordeste. Mas na verdade foi maravilhoso embarcar nessa pesquisa para compor esse universo contemporâneo, pop, neon do que é esse novo cangaço”, diz.
A atriz Hermila Guedes, que já estrelou outras produções ambientadas no Nordeste brasileiro, a exemplo do filme O Céu de Suely, comenta que ‘Cangaço Novo’ aprofunda discussões acerca das práticas criminosas contra instituições financeiras.
“Acredito que Cangaço Novo se inspira nessa história do novo cangaço, mas dá outras camadas sobre o por quê desses assaltos a bancos. A série conta histórias e por trás delas existem outras coisas. Estar num projeto que retrata e pode valorizar e potencializar o Nordeste e dar outras camadas de olhares foi o que mais me interessou”, relata.
“Acho que a gente reinventou o que pode ser o cangaço e com certeza há uma nova interpretação do Nordeste”, opina a atriz Thainá Duarte.
‘Cangaço Novo’ foi gravado em Cabaceiras, no Cariri paraibano, e tem atores do estado no elenco. São eles: Luiz Carlos Vasconcelos, Marcélia Cartaxo, Buda Lira, Vinicius Guedes, Joálisson Cunha, Raquel Ferreira, Daniel Porpino, Fábio Campos, Paulo Philippe, Dudha Moreira, Vando Farias, Geyson Luiz, Ingrid Trigueiro e Pattrícia de Aquino.
Assista ao vídeo abaixo.
Portal Correio