A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) se reuniu, na tarde desta terça-feira (17), por meio remoto, com a presidente da Associação Jaci Guimarães para discutir a implementação do projeto do ‘Praia Inclusiva’ em municípios paraibanos. O secretário-executivo, Pedro Dantas, disse que a Famup, por meio do presidente George Coelho, já mantém contato com prefeitos e prefeitas de cidades litorâneas e também do interior para apresentar a iniciativa de inclusão social.
“Esse é um projeto de inclusão e que pode ser implementado pelos municípios, não só os do litoral, como também do interior, pois garante a inclusão com a participação de pessoas com deficiência em espaços de lazer como praias, rios, lagos e até mesmo em trilhas ecológicas”, destacou Pedro Dantas.
Jaci Guimarães explicou que o ‘Praia Inclusiva’ é um projeto de lazer inclusivo desenvolvido pela Associação de forma gratuita para cadeirantes e pessoas com qualquer tipo de deficiência que não conseguem curtir a praia, passeios em meio à natureza e trilhas em parques ecológicos e campings.
De acordo com Jaci, o objetivo do projeto é promover sensações inesquecíveis com momentos de alegria, prazer, diversão, união da família e amigos nas praias e trilhas para pessoas com deficiência. Ela conta que fundou a Associação em virtude da quantidade de pessoas com necessidades urgentes e que necessitavam de um auxílio no município. “Pensando isso, criamos a Associação para dar todo o suporte que pudermos às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”, disse.
O projeto disponibiliza a ducha ecológica Pit Stop; a passarela acessível Bamboo Way e a cadeira anfíbia Mareia. Voltado para inclusão social, a iniciativa abrange amputados, pessoas com deficiência física, visual, sensorial e múltiplas, bem como acidentados temporários, idosos, obesos, gestantes e cadeirantes em geral.