As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta sexta-feira, 24, que os 24 reféns libertados pelo Hamas, 13 israelenses, 10 tailandeses e 1 filipino, estão em boas condições de saúde.
Segundo o porta-voz militar Daniel Hagari, eles foram levados para a base aérea de Hatzerim, onde farão exames físicos e mentais. Em seguida, eles serão levados por helicópteros da Força Aérea israelense para hospitais, onde encontrarão suas famílias pela primeira vez em 49 dias.
“Não podemos esquecer que cada um dos que regressam a casa ainda tem um familiar ou parente que foi assassinado ou está em cativeiro em Gaza. É uma grande tristeza misturada com alegria e emoção”, afirmou.
Entre os libertados está Hanna Katzir, falsamente dada como morta pelo grupo terrorista Jihad Islâmica Palestina.
“Esta é a prova de que [o público] deve confiar em fontes oficiais”, completou Hagari.
Na rede social X, antigo Twitter, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou que o governo de Israel está empenhado em resgatar todos os reféns que estão sob o poder do Hamas em Gaza.
“Acabamos de completar o retorno dos primeiros dos nossos reféns: crianças, suas mães e mais mulheres. Cada uma delas é um mundo inteiro.”
“Mas enfatizo a vocês, famílias, e a vocês, cidadãos de Israel: estamos empenhados em devolver todos os reféns. Este é um dos objetivos da guerra e estamos empenhados em alcançar todos os objetivos da guerra.”
O Antagonista