Um novo grupo de brasileiros e familiares conseguiu deixar a Faixa de Gaza e chegar ao Egito na manhã deste sábado (9). O número final de brasileiros liberados ainda não foi confirmado, mas deverá ficar ao redor de 50 pessoas.
Ao todo, 78 cidadãos, incluindo familiares, escaparam dos terroristas do Hamas e dos bombardeios israelenses e cruzaram a fronteira; eles já estão em segurança do lado egípcio, à espera de traslado para o Brasil.
A lista inicial continha o nome de 102 pessoas, mas Israel, que colabora com as autoridades egípcias para evitar a entrada de terroristas do Hamas em seu território, impediu a saída de 24 cidadãos.
Os brasileiros e familiares que conseguiram chegar ao Egito serão trazidos de volta ao Brasil num avião da FAB (Força Aérea Brasileira), ainda como parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal.
O avião KC-30, um Airbus A330, decolou às 5h08 deste sábado (9) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, onde os repatriados vão embarcar. Esse voo até a África deve durar 15 horas, com pouso previsto para 3h (horário local) de domingo (10).
Brasileiros em Gaza
Há pouco menos de um mês, o primeiro grupo de brasileiros, composto de 32 pessoas, incluindo seus familiares, recebeu autorização para deixar a Faixa de Gaza e conseguiu atravessar a fronteira de Rafah em direção ao Egito. Da primeira relação, com 34 nomes, dois acabaram desistindo.
O grupo estava dividido em duas cidades ao sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah fica na fronteira do Egito com Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Nela, 18 pessoas aguardavam repatriação: nove crianças, cinco mulheres e quatro homens. Em Khan Younis, havia 16 pessoas: nove crianças, cinco mulheres e dois homens.