De olho nas eleições municipais deste ano, o presidente Lula (PT) realiza nesta semana uma série de viagens pelas capitais do Nordeste, seu principal reduto eleitoral. A primeira visita, que ocorre na quinta-feira, 18, será em Salvador, na Bahia.
Na capital baiana, Lula participará da assinatura da implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial do estado (Senai-Cimatec). Além de Salvador, Lula seguirá para o município de Paulo Afonso, para a inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Na sequência, Lula pretende seguir para Ipojuca, no litoral de Pernambuco, onde onde deve visitar a refinaria Abreu e Lima (Rnest), da Petrobras. A obra foi iniciada pelo petista em 2005, mas foi paralisada em 2015 após investigações da operação Lava Jato.
Na sexta-feira, 19, Lula segue para a cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, onde participará da Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE). No mesmo dia, o presidente ainda desembarca em Fortaleza para o lançamento da pedra fundamental do campus estadual do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Eleições municipais
Depois de usar o primeiro ano de seu mandato para viajar para diversos países, Lula indicou que pretende aproveitar o ano de 2024 para visitar todos os estados do Brasil. A estratégia ocorre justamente no ano da disputa municipal, onde o petista pretende atuar como cabo eleitoral de diversos aliados.
Ele vai aproveitar as visitas para participar da articulação para formação de chapas. O PT trabalha para ampliar o número de palanques nas capitais.
Além dos estados do Nordeste, a expectativa é que Lula visite Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina até o final de janeiro.
O Antagonista