Um homem foi filmado no Rio de Janeiro quebrando uma placa em homenagem a Marielle Franco, assassinada em 2018 quando era vereadora, e uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Armazém e Pousada São Joaquim, localizado no bairro de Santa Teresa. O incidente ocorreu na quinta-feira, 11.
Repercussões do ato
O vídeo, que tem circulado nas redes sociais, mostra o homem, visivelmente alcoolizado, dando um soco e quebrando o vidro de um quadro com a imagem de Lula. Segundo relatos, um segundo homem tentou contê-lo, enquanto uma mulher gritava pedindo para ele parar. O homem também conseguiu retirar e rasgar ao meio a placa em homenagem à Marielle Franco antes de sair do estabelecimento.
Reação do armazém
Em uma publicação no Instagram, o Armazém e Pousada São Joaquim explicou que o homem estava bêbado e ficou “insatisfeito com a posição política representada pelos objetos expostos nas paredes”. O estabelecimento também fez questão de enfatizar que fez um boletim de ocorrência e está tomando as medidas cabíveis sobre o incidente.
A nota também destacou que a placa em homenagem à Marielle Franco havia sido um presente da mãe da vereadora e que o quadro de Lula havia sido uma doação da artista plástica RafaMon.
Esse lamentável episódio nos lembra que, apesar dos avanços nas discussões políticas e sociais, ainda há muito a ser feito para garantir o respeito às diferentes posições ideológicas na sociedade brasileira.
Com O Antagonista