O presidente Lula (PT) confirmou nesta quinta-feira, 18, durante uma agenda em Salvador, que pretende embarcar para sua primeira viagem internacional será para o continente africano. O petista deve embarcar para o Egito e para a Etiópia a partir do dia 13 de fevereiro.
“Vou para o Egito no dia 13 [de fevereiro] e depois vou para a Etiópia, num evento das nações africanas”, disse o presidente.
Segundo Lula, o Brasil tem de retribuir a “dívida histórica” com a África. “O Brasil precisa começar a retribuir a dívida histórica que temos o povo africano”, completou o petista.
Além de Salvador, na Bahia, Lula visitou nesta quarta a cidade de Ipojuca, em Pernambuco. O petista esteve na cidade para retomar as obras da refinaria Abreu e Lima.
Como noticiamos, a construção da refinaria foi iniciada pelo petista ainda em seu primeiro mandato, em 2005, mas foi paralisada em 2015 após investigações da força-tarefa da Lava Jato. Ao retornar ao local, Lula acusou, sem provas, de que operação de Curitiba foi uma “mancomunação de juízes com os Estados Unidos”.
“A história ainda vai ser contada. Mas eu vou dizer uma coisa como presidente da República, tudo o que aconteceu neste país foi uma mancomunação entre alguns juízes, alguns procuradores desse país subordinados ao departamento de Justiça dos Estados Unidos que queria e nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras”, disse Lula.
Na época, as investigações indicaram problemas relacionados aos contratos e possíveis desvios de recursos da obra. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a apontar superfaturamento de pelo menos R$ 2,1 bilhões durante as obras do projeto.
Lula vai ao Ceará
Além da Bahia e de Pernambuco, Lula visita nesta sexta-feira a cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O petista vai cumprir agenda ao lado de militares no lançamento da pedra fundamental do campus estadual do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O Antagonista