O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) levará a sexta edição do projeto TRT-13 em Movimento para a Comunidade Jucuri (Açude das Pedras), em Itabaiana. O evento será na quarta-feira (28), das 9h às 16h, no Centro Social Urbano, rua do Jucuri, s/n.
Um diferencial desta edição é que os adolescentes da comunidade terão a oportunidade de aprender sobre o Objetivo 6, água potável e saneamento, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de um jogo virtual criado por 4 jovens aprendizes do TRT-13 que participaram do Projeto Quilombo Vai à Nasa. Guilherme Miguel, indígena do povo Tabajara; Yasmin Vitória, do quilombo de Mituaçú; Alianna Andrea, venezuelana, e Tiago da Silva Santos, do quilombo de Paratibe, conquistaram, em outubro de 2023, o 2º lugar na seletiva local da maior maratona global e oficial da Nasa, o Nasa Space Jampa e, hoje, são aprendizes do Tribunal no setor de inovação.
“A ideia é que os jovens da comunidade possam aprender sobre o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de uma forma interativa. O Jogo da Água funciona como um tabuleiro virtual, no qual cada etapa tem perguntas curiosas relacionadas ao tema, em um nível de dificuldade intermediário”, destacou o secretário de governança do TRT-13, Max Frederico.
O evento terá atividades voltadas à empregabilidade com a elaboração de currículos, cadastro de jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho por meio do CIEE, além disso, o Sine João Pessoa levará informações sobre empregabilidade e fará o cadastro para vagas de emprego, levando em conta o perfil individual.
A Coordenadoria de Saúde do TRT-13 levará os serviços de enfermagem, com aferição de pressão arterial e glicemia, e de odontologia, com aplicação de flúor e distribuição de kits com escova e creme dental, além de uma palestra sobre o combate ao tabagismo e ao alcoolismo, apresentada pelo Dr. Washington Alves.
Para as crianças, as atividades serão realizadas pela equipe da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), por meio do Projeto Criançar que aborda questões importantes sobre a infância e juventude através de atividades lúdicas.
O público, também, poderá acompanhar palestras sobre Sustentabilidade (reciclagem na vida das pessoas), com o servidor Jackson Bertamoni, e Assédio Moral e Violência Contra as Mulheres, com a juíza Nayara Queiroz.
Edições Anteriores
Na primeira edição, o TRT-13 em Movimento levou às comunidades de Paratibe e Muçumagro uma programação com oficinas de computação, compostagem e empregabilidade e palestras sobre violência contra a mulher, assédio moral e trabalho seguro.
A Casa do Migrante, espaço localizado no município de Conde, recebeu a segunda edição do evento em julho. Na ocasião, venezuelanos em situação de acolhimento tiveram um momento de muito aprendizado e descontração, proporcionado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).
A terceira edição do projeto TRT-13 em Movimento aconteceu na Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, em Cabedelo. Desta vez, o foco foram mulheres, crianças e adolescentes em idade escolar e alunos do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cabedelo.
A quarta edição do evento chegou ao município de Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano, e levou a estudantes da Escola Municipal Maria das Dores Borges e da comunidade da Aldeia Galego / Alto do Tambá ações voltadas à empregabilidade, direitos trabalhistas, justiça social e serviços de utilidade pública.
A quinta e última edição de 2023 teve início com a contagiante apresentação do Grupo de Maracatu do CBJ, no Centro Comunitário Bom José (CBJ), na comunidade da Citex, no bairro João Paulo II, em João Pessoa. Entre os órgãos parceiros, estavam o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Sine-PB e a Prefeitura de João Pessoa.
Reconhecimento
Em 2023 TRT-13 em movimento foi finalista da categoria “Inovação social” no prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2023. Para além da prestação jurisdicional, a ação tem como foco o lema “TRT-13 de portas abertas, inclusão e diversidade”. A proposta é, literalmente, sair dos muros que cercam o Tribunal para ir até comunidades e associações levar serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13