No dia 04 de março de 2024, segunda feira, o Prefeito Marcos Freitas e sua comitiva recebeu o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – MEC professor Getúlio Marques Ferreira e a Reitora do Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFP a professora Mary Roberta e sua comitiva para uma visita a Escola Municipal Agropecuária José Augusto Lira – Escola Agrícola, com o intuito de avaliar as instalações da escola e discutirem a possibilidade de Implantação de um Campus do IFPB no Munícipio de Boqueirão – PB situado no Cariri Oriental Paraibano.
O município de Boqueirão possui a segunda maior bacia d’água do Estado, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e inúmeras outras cidades menores, o Açude Epitácio Pessoa recebe as águas da transposição eixo leste e apresenta importante produção agrícola, sendo responsável por significativa parcela da produção de alimentos na região. Situado no semiárido paraibano Boqueirão apresenta importância relevante na economia regional, sobretudo na produção de alimentos e circulação de mercadorias do setor primário e secundário.
Ciente do potencial do município e dos munícipes o Preito Marcos Freias, o vice prefeito Moizes Leal e sua equipe não tem medido esforços para implantar no município um campus do IFPB, tendo em vista sobretudo a qualificação profissional dos filhos e filhas de Boqueirão, uma vez que estando qualificados a tendencia é a melhoria nas condições de vida e na produtividade que o município apresenta e que pode melhorar ainda mais a partir de uma educação solida, conforme vem sendo desenvolvida no município nos últimos anos, resultados dos esforços do Prefeito Marcos e, por entender que a educação é o único caminho que leva ao desenvolvimento a busca pela consolidação desse aparelho educacional será constante para que o povo de Boqueirão seja oportunizado a cursos que promovam o desenvolvimento.
O Preito Marcos Freitas com o apoio do Professo da UFPB Jonas Duarte tem buscado junto ao MEC, a SETEC é a Secretaria responsável pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a implantação do campus no município, e, aproveitando que o professor Getúlio está visitando os municípios que apresentaram o pleito para receber um desses aparelhos, isto pela proposta do Governo Lula de continuar expandindo os IF’s por todo o país.
O IFPB em Boqueirão será um instrumento educacional fundamental para o desenvolvimento econômico local em novas bases científicas-tecnológicas sustentáveis.
Segundo o professor Jonas Duarte da UFPB, que acompanhou a delegação, o IFPB em Boqueirão cumprirá o papel mais importante da agenda atual e, do ponto de vista técnico, o município de Boqueirão apresenta todas as credenciais necessárias para receber o IFPB.
O prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas, enfatizou a importante mobilização que todo o Cariri Oriental fez por esse Campus em Boqueirão. A cidade de Boqueirão realizou uma audiência pública com a participação expressiva da população local e dos municípios vizinhos, assim como contou com a presença dos 14 prefeitos ou representantes que compõem o Cariri Oriental.