A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (9), Medalha Augusto dos Anjos ao artista Mirabeau de Menezes Pontes. A solenidade aconteceu no plenário da Sede do Poder Legislativo, em João Pessoa, e foi proposta pelo deputado estadual Michel Henrique. O evento contou com as presenças de artistas paraibanos, familiares e amigos do homenageado.
O deputado Michel Henrique ressaltou que o artesão, escultor e pintor Mirabeau de Menezes Pontes possui um consagrado legado na arte e na cultura paraibana. Para o parlamentar, a Casa de Epitácio Pessoa presta uma justa homenagem a um artista que exerce papel de fundamental importância na sociedade, levando sua arte e conhecimento para o mundo engrandecendo a cultura paraibana.
Michel Henrique declarou que a homenagem ao artista Mirabeau é uma forma de fomentar a cultura da Paraíba e reconhecer quem tanto fez e faz pelas artes, pela cultura do estado. “Mirabeau, cuja obra transcende as fronteiras do estado, tem sido um embaixador da cultura local através de suas pinturas e esculturas, promovendo a identidade cultural da Paraíba em âmbito nacional e internacional. Para mim, é uma honra estar dedicando essa homenagem a ele e, ao fazer essa entrega, estamos homenageando toda a cultura paraibana”.
O parlamentar destacou ainda que a arte de Mirabeau, com seus traços originais, retrata as vivências da região nordeste, mas “de maneira que o momento retratado seja universalmente compreendido”, disse.
Nascido em João Pessoa em 1964, o interesse de Mirabeau Pontes pela arte surgiu ainda na adolescência. Autodidata, iniciou a carreira nos anos de 1980 em São Paulo, época em que participou de várias exposições e salões de arte, eventos culturais e artísticos no ABC Paulista e na própria capital do estado, São Paulo, o que lhe rendeu diversos prêmios.
Para o artista, receber do Poder Legislativo paraibano a Medalha Augustos dos Anjos é um reconhecimento à sua obra e à cultura do estado. “Agradeço por receber uma homenagem que leva o nome de Augusto dos Anjos, um grande e ilustra paraibana. Parte de um leque do meu trabalho me traz a receber esta, um mérito importante para a cultura paraibana e para o meu trabalho como artista visual. É importante para o crescimento cultural saber que o fruto do trabalho é o que me leva a essas grandes medalhas e premiações”, comemorou Mirabeau de Menezes Pontes.
O artista visual Além de escultor, pintor, desenhista, o artista visual se define também como articulador com obras presentes não só no Brasil, mas também fora do país. “A minha pintura está em diversos países do mundo, com colecionadores e vários estados do país têm obras minhas”, destacou Mirabeau.