Como se não bastassem o incentivo com bolsas de estudo e o compartilhamento de conhecimentos, prof. Ivo vai além e apresenta projeto que beneficia centenas de crianças e adolescentes da rede pública de ensino: Olhar Itaporanga, cujo objetivo é realizar exames de vista e distribuir óculos de maneira gratuita.
“Ministrando uma aula na rede pública de João Pessoa, deparei-me com uma estudante que, segundo ela, ‘estava com a vista embaçada’. Pedi para que sentasse mais à frente e perguntei se ela já havia procurado um oftalmologista.
De prontidão, respondeu que não e acrescentou que não tinha condições financeiras. Essa estudante me fez refletir sobre quantos casos havia semelhantes ao dela, dificultando o dia a dia dos alunos, uma vez que problemas oculares não identificados e não tratados em crianças da educação básica da rede pública podem acarretar uma série de prejuízos. Entre eles: queda de rendimento escolar e dificuldade no aprendizado, piora na socialização, no desenvolvimento psicomotor, na autoestima, na qualidade de vida, enfim. Além de aumento dos índices de repetência e até de evasão escolar.
Dessa forma, esse contexto precisa receber uma atenção especial das autoridades públicas, pois existe um projeto nessa vertente em nível federal e, por isso, é imprescindível torná-lo realidade para a nossa Itaporanga”, pontuou Ivo.
Segundo o professor, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal da cidade para ser defendido por Márcio Rodão, vereador atuante de grande presteza com a população do município, e agraciado pelos demais vereadores.