O Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba reuniram nesta quinta-feira (20), na sede da FIEP em Campina Grande, representantes do setor produtivo paraibano, para avançar na pauta de fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) para os setores industriais.
O secretário estadual do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, participou do encontro para definir os grupos de trabalho que ficarão responsáveis pelo levantamento de informações e diagnósticos sobre os arranjos produtivos existentes para o acesso à certificação.
Na ocasião, Miguel Ângelo destacou o apoio da gestão estadual para fortalecer os APLs e valorizar os produtos fabricados por eles e enalteceu a união em prol das cooperativas. “Quando as vontades se unem não há força capaz de parar. Acredito que a partir de hoje, serão muitos os avanços em relação ao plano de desenvolvimento do nosso estado e, sobretudo, a criação das câmaras para que os APLs possam estar efetivamente alinhados e organizados”.
Estiveram presentes no evento, os representantes de APLs dos setores moveleiros, cachaça, mandiocultura, cerâmica vermelha e têxtil.
APLs – Arranjos Produtivos Locais são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados.
Os APLs são eficazes para promover o desenvolvimento econômico regional, aumentar a competitividade das empresas locais e gerar benefícios sociais significativos. A colaboração entre empresas, governo, instituições de ensino e pesquisa é fundamental para o sucesso de um APL
Atualmente a Paraíba possui 22 Arranjos Produtivos Locais certificados pelo Núcleo Estadual de Apoio aos APLs da Paraíba – NEAPL-PB.