Das 15 escolas municipais de anos iniciais do ensino fundamental mais bem avaliadas em toda a Paraíba, 12 são de Queimadas
Os resultados do IDEB 2023, divulgados pelo Ministério da Educação neste mês de agosto, mostram que Queimadas-PB está no caminho certo e colhendo os frutos dos grandes investimentos realizados pela Prefeitura Municipal na Educação Pública nos últimos anos.
O IDEB é o índice que mede a qualidade da Educação Básica em todo o Brasil, levando em consideração uma série de critérios pré-estabelecidos. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), o município impetrou a nota histórica de 7,9 alcançando a 3ª posição no ranking estadual. Já nos anos finais (9º ano), a nota foi de 5,8 alocando o município no 2º lugar da Paraíba.
No ranking por unidades de ensino, a performance de Queimadas chama ainda mais atenção: das 15 escolas municipais de anos iniciais mais bem avaliadas em toda a Paraíba, 12 delas são de Queimadas:
• Escola Antônio Amaro – Sítio Campinas;
• Escola José Pereira de Souza – Sítio Caixa D’água;
• Escola Maria Cardoso – Sítio Capoeiras;
• Escola José Francisco Bezerra – Sítio Catolé;
• Escola Capitão Antônio Muniz – Sítio Boa Vista;
• Escola Santino Pachu dos Santos – Sítio Olho D’água;
• Escola Geralda Barbosa dos Santos – Sítio Malhada Grande;
• Escola Joventino Ernesto do Rêgo – Sítio Guritiba;
• Escola Leonildo Maciel – Bairro Ligeiro;
• Escola Miguel Alexandrino – Sítio Pedra do Sino;
• Escola Beatriz Ernesto de Melo – Bairro Vila.
Esses resultados são frutos de muito trabalho e compromisso, tanto da administração do prefeito Carlinhos de Tião quanto de todos os profissionais da educação envolvidos neste processo. Para efeito de comparação, em 2017 – início da atual gestão municipal – o IDEB de Queimadas era de 5,4 nos anos iniciais e 3,9 nos anos finais. Levando em conta os rigorosos critérios de avaliação adotados pelo MEC, o crescimento alcançado pelo município de Queimadas pode ser considerado extraordinário.
Conforme explica a secretária de Educação, Rachel Castanha, os avanços na educação pública de Queimadas são o reflexo de uma série de investimentos, como o processo de nucleação das escolas, com a extinção das turmas multisseriadas e a construção de 19 escolas modelo nas zonas urbana e rural; a adesão ao Programa Educar pra Valer; e a crescente valorização dos profissionais da educação, entre outros.
“Esses frutos que estamos colhendo agora com muita alegria e satisfação são o resultado de um grande trabalho baseado no nosso compromisso com a garantia de um direito fundamental das nossas crianças, que é a alfabetização na idade certa. Hoje, nos emocionamos junto com as famílias queimadenses ao ver que, para além dos números, nossas crianças estão de fato alfabetizadas, lendo com fluência e se destacando em Português e Matemática”, comenta a secretária Rachel.
O prefeito Carlinhos de Tião parabenizou todos os profissionais que integram a Secretaria de Educação e reforçou também a importância da família no dia a dia escolar. “Estou muito feliz com os resultados do IDEB. É momento de parabenizar todos os profissionais que se dedicam diariamente à construção de uma educação pública de qualidade. Agradeço também a parceria com os familiares, que fizemos questão de envolver na escola, e digo que ainda temos muito a avançar. Queimadas tem um futuro muito promissor e esse futuro passa pela educação. Vamos continuar investindo e fazendo de Queimadas uma cidade ainda melhor”, destacou o prefeito.