A 5ª edição do evento reuniu participantes da Borborema, Cariri e Sertão da Paraíba
Com o auditório principal do Hotel Garden em Campina Grande lotado, a 5ª Arena Empreendedora está acontecendo nesta terça-feira (17). Estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio das regiões da Borborema, cariri e sertão estão participando das palestras. O evento é realizado pelo Sebrae/PB e segue até o final do dia, inspirando alunos e professores, mostrando a transformação que é capaz de surgir por meio da educação.
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, abriu o evento falando do envolvimento dos jovens com o tema “Refletindo o presente, transformando futuros”. Os jovens presentes saudaram Humara com empolgação.
“A Arena Empreendedora está em sua 5ª edição e ela foi criada, e continua sendo motivada, como um evento de inspiração para professores e alunos. O grande diferencial da Arena é que ela vem sempre com a reflexão do seu papel enquanto um professor educador transformador. A gente entende que a educação é por onde se passa o maior processo de transformação de uma sociedade. E a Arena vem justamente fazer com que esses professores possam repensar seu papel, planejando principalmente o foco desse ano, planejar o presente para realizar o futuro”, comentou.
Humara lembrou que é neste viés que a Arena foi construída e que vem se consolidando a cada ano. “É um evento que faz com que o professor possa perceber a importância do seu papel enquanto um transformador, o grande transformador do pensar e agir da vida desses alunos. E com relação aos alunos, o que os motiva, é justamente levá-los a uma reflexão do papel protagonista que eles têm. O que eles podem fazer a diferença quando eles estão inseridos”, falou.
Em seguida, a artista Lili Sanfoneira tocou alguns clássicos nordestinos no instrumento. Ela falou que os pais são artistas e, por isso, está estudando Música no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e levando a carreira a sério, com apenas 17 anos de idade. Citou as referências dos músicos Helinho Medeiros, sanfoneiro de Chico César, e a cantora Lucy Alves como inspiração. Lili é um dos exemplos mostrados na Arena Empreendedora, como criança que encontrou uma profissão cedo.
A palestra da manhã foi “Educação 5.0”, com o apresentador do programa da rede Globo, Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Pedro Lins. Ele é um comunicador jovem que sempre é convidado a falar sobre os temas que envolvem os alunos na atualidade. Pedro é jornalista e assumiu o comando do programa de empreendedorismo da Globo este ano.
Já os participantes, se mantiveram atentos desde o início do evento. Os alunos Joaquim Brandão e Raulino Sousa, da cidade de Serra Branca, estiveram presentes e já vieram outras vezes para o Arena Empreendedora. “Estudo na Escola Senador José Gaudêncio e participei do Arena Empreendedora a primeira vez ano passado. Eu gostei muito, foi uma experiência muito boa, assisti várias palestras importantes e gostei bastante. Este ano pude voltar e estou aproveitando”, disse Joaquim.
Já o aluno da mesma escola, Raulino, também participou os dois últimos anos, e acha interessante se informar sobre como planejar e criar um negócio. O professor Cláudio Araújo, que dá aulas de História na Escola Estadual Plínio Lemos, na cidade de Puxinanã, falou sobre a importância de levar seus alunos ao Arena Empreendedora.
“Lá em Puxinanã, nós temos dois cursos técnicos, o de Agroecologia e de Administração. E trazer os nossos alunos para esse evento é muito importante, no sentido de que eles vão aprimorar o que eles já vêem na teoria na escola. No Arena Empreendedora eles podem saber da prática e exemplos de como montar um negócio. Eles se empolgam com as oficinas que são desenvolvidas para eles. Como futuros profissionais, eles podem colocar em prática tudo o que está sendo informado. Esse evento do Sebrae é o segundo ano que nós estamos participando com a maioria dos alunos da escola”, concluiu.
Programação
A Arena Empreendedora continua com duas formas de atividades com alunos e professores. Para os alunos, houve as oficinas “O uso saudável de Telas”, com o facilitador Pedro Gattás Neto, e “Arena challenge: inovação para o futuro que queremos”, com a facilitadora Ingridt Vieira.
Já para os professores, houve a palestra: “Felicidade e Motivação na Educação”, com o palestrante Bruno Severo, o painel “Histórias que transformam através da Educação”, com os painelistas Juliana Soares, Lívia Santana e José Luiz Cavalcanti, e a palestra “Desafios da Educação no mundo atual”, com a palestrante Rosaura Soligo.