O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira, 7, que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem que pensar como um “habitante do planeta Terra” sobre uma eventual decisão do republicano em retirar novamente o país do Acordo de Paris.
“Acredito que o presidente Trump tem de pensar como um habitante do planeta Terra. E se ele pensa como o governante do país mais importante, mais rico do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista bélico, ele tem de ter a noção de que os Estados Unidos estão no mesmo planeta que eu estou e que uma ilha de 300 mil habitantes“, afirmou em entrevista à CNN Brasil.
Em seu primeiro governo, Trump cumpriu a promessa de campanha e retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris por considerar “injusto” o documento assinado pelos países:
“Para cumprir o meu dever solene de proteger os Estados Unidos e os seus cidadãos, os Estados Unidos vão se retirar do acordo climático de Paris, mas iniciam as negociações para voltar a entrar no acordo de Paris ou em uma transação inteiramente nova em termos justos para os Estados Unidos, suas empresas, seus trabalhadores, suas pessoas, seus contribuintes“, afirmou o republicano em 2017.
O retorno do país ao Acordo de Paris ocorreu em 2021, e dura até o momento, quando Biden prometeu a redução das emissões de gases estufa no país e “combater as mudanças climáticas em parceria com os outros países”.
O que é o Acordo de Paris?
Desde 2015, o Acordo de Paris foi assinado por 195 países, entre eles os Estados Unidos, durante a COP21 com metas estabelecidas aos integrantes.
De acordo com o documento, o principal objetivo é manter o aquecimento global do planeta abaixo de 2ºC até o final do século e buscar alternativas para evitar uma elevação superior a 1.5ºc nos próximos anos.
O Antagonista