A Prefeitura Municipal de Boa Vista, obteve nota máxima junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conforme demonstrado pela ferramenta Turmalina, um robô que utiliza inteligência artificial para analisar os portais de transparência dos órgãos públicos e gerar relatórios com os resultados.
Segundo o prefeito, André Gomes, o resultado representa mais um indicador que reflete o profundo zelo da gestão Municipal de Boa Vista para com a coisa pública, as normas legais e os interesses da sociedade, permitindo o devido acompanhamento da gestão pelas autoridades e pela população.
“A transparência dos atos públicos é um mandamento constitucional a ser cumprido pelos órgãos públicos, mas, para nós, para além disso é uma missão que exercemos com muito cuidado, atenção e dedicação como forma de assegurar uma gestão que possa ser plenamente acompanhada não apenas pelos órgãos de controle, mas pelos cidadãos em geral”, frisa.
Segundo o TCE, a própria Turmalina, desenvolvida em parceria entre o TCE-PB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), gera relatórios de cada análise que munem as equipes de auditoria e os conselheiros para o trabalho de Acompanhamento da Gestão.
O endereço eletrônico é turmalina.tce.pb.gov.br.