Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (22) a lei 13.465/2024, de autoria da deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos). A matéria institui no calendário oficial de eventos da Paraíba a Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada pelo Movimento de Mulheres do Polo da Borborema.
O evento acontece desde 2010 e promove a conscientização sobre questões cruciais como a preservação ambiental, os direitos das mulheres e a promoção da agroecologia. Na justificativa da matéria, a parlamentar ressaltou que, a inclusão da marcha no calendário oficial de eventos do Estado é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho incansável do Movimento de Mulheres do Polo da Borborema, além garantir uma maior visibilidade e apoio institucional ao evento, contribuindo para sua consolidação e fortalecimento ao longo dos anos.
“A Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia” tem se mostrado não apenas um espaço de mobilização e manifestação, mas também um importante fórum de debate e articulação política, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento dos movimentos sociais em prol de uma sociedade mais justa”, explicou Sílvia Benjamin.
Sobre o evento – Este ano a marcha foi realizada no município de Areial e a 15ª edição teve como tema “Mulheres em defesa do território: Caatinga viva, floresta em pé”. Todos os anos uma cidade do Polo da Borborema é escolhida para sediar a mobilização, com um tema atual e específico da região. Fazem parte do Polo as cidades de Solânea, Algodão de Jandaíra, Arara, Casserengue, Remígio, Esperança, Montadas, Areial, São Sebastião de Lagoa de Roça, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Massaranduba e Queimadas.
“Fiquei extremamente feliz com a sanção dessa lei pelo Poder Executivo, porque é também um gesto de valorização da luta dessas mulheres guerreiras, que são a força produtiva da nossa região de Areial”, reiterou Sílvia.