O Datafolha indica que 34% dos brasileiros avaliam como ruim ou péssima a gestão do ministro Fernando Haddad na Fazenda. Outros 34% consideram a gestão regular e 27% aprovam o desempenho do ministro no comando da Pasta, considerando como ótima ou boa a sua gestão.
O levantamento foi feito entre os dias 12 e 13 de dezembro, cerca de duas semanas depois da apresentação do pacote de corte de gastos. As medidas de ajuste fiscal foram mal recebidas pelo mercado financeiro, cujo principal receio é de “desidratação” durante a votação do pacote no Congresso Nacional.
Mas, o Datafolha mostra que a maioria da população não ficou sabendo do conteúdo do pacote de corte de gastos: 59% afirmaram que não sabem sobre as medidas de controle de gastos anunciadas, ante 41% que afirmaram ter acompanhado o anúncio.
Do grupo que está à par do pacote, apenas 16% disseram estar bem informados sobre o tema, 20% disseram estar mais ou menos informados e 5% disseram que estão mal informados. Entre as medidas, 89% afirmaram concordar com o pente-fino proposto pela equipe econômica no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A adoção de uma idade mínima de 55 anos para os militares se aposentarem é apoiada por 73%, enquanto 23% disseram ser contra. Hoje, não há idade mínima.
A pesquisa teve 2.002 entrevistas realizadas em 113 municípios distribuídos pelo Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja