O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para a sucessão da Câmara dos Deputados, tem cumprido uma agenda de reuniões para tentar garantir uma vitória tranquila. O parlamentar já se reuniu com sete governadores e programa novos encontros para janeiro. A eleição para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) será em fevereiro.
Até agora, Motta já teve reunião com os governadores de Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraíba, Alagoas e Piauí. O candidato também já se reuniu com as bancadas estaduais de todas as unidades da federação, bem como com as bancadas evangélica e da agricultura.
O paraibano conta com o apoio de partidos como PT e PL, mas enfrenta resistência de siglas como PSOL e PSD, que ainda avaliam lançar candidaturas próprias. Nos bastidores, Motta é visto como o favorito do Palácio do Planalto, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha afirmado publicamente que não pretende interferir na disputa legislativa.
A expectativa é que Lula se reúna com candidatos à presidência da Câmara e do Senado em janeiro, quando a corrida pelos dois cargos ganhará ainda mais força.